Orixá Tempo

O tempo é tão importante que ele é um Orixá (e os africanos a muito sabem disso), tem um dito que diz O TEMPO DA, O TEMPO TIRA, O TEMPO PASSA E A FOLHA VIRA, muitas vezes precisamos que o tempo nos seja favorável, e outras não, quero dizer, precisamos de tempo curto e longo, com o bom uso do Tempo, muitas coisas se modificam, ou podemos modificar.

Em geral na frente das grandes casas de candomblé, principalmente em Salvador, existe uma grande árvore com raízes que saem do chão, e são envoltas com um grande alá( pano branco), este é um IROKO, que é fundamental necessidade a sua existência numa casa de candomblé.

Conhecido também como LOKO, e no Brasil como Orixá da Gameleira Branca, onde é feito seu ritual e suas oferendas, esta árvore foi trazida pelos africanos, mas pela sua existência com certa facilidade em regiões litorâneas, é possível que já existisse no Brasil.
Este Orixá não tem qualidades, é conhecido na angola como maianga ou maiongá.

Iroko representa o tempo. É a árvore primordial. A primeira dádiva da terra (Odudua) aos homens. Existe desde o princípio dos tempos e a tudo assistiu, a tudo resistiu, a tudo resistirá.
Iroko é a essência da vida reprodutiva. Do poder da terra. Alguns mitos dizem que Iroko é o cajado de Odudua, a Terra, que através dele ensina aos homens o sentido da vida.

É também a permanência dentro da impermanência e impermanência na permanência. O ciclo vital, que não muda com o transcorrer da eternidade. A infinita e generosa oferta que a natureza nos faz, desde que saibamos reverencia-la e louvá-la. É também conhecido, nos candomblés como "Tempo", embora esta seja uma designação própria do rito angola. Diz o mito que no princípio de tudo, a primeira árvore nascida, foi Iroco. Iroko era capaz de muita magia, tanto para o bem quanto para o mal, e se divertia atirando frutos aos pés das pessoas que passavam.

Quando não tinha o que fazer, brincava com as pedras que guardava nos ocos de seu tronco. Um dia, as mulheres de uma aldeia próxima ficaram todas estéreis, por ação das Iyami. Então elas foram Iroko e pediram fertilidade. Iroko, contudo, exigiu dádivas em troca, pois é preciso abrir espaço para receber dons, como é preciso perder as flores para receber os frutos. As mulheres concordaram e prometeram muitos presentes. Uma delas, contudo, tendo como única riqueza seu filho, prometeu dar a Iroko esta criança. Quando engravidaram, as mulheres foram a Iroko e fizeram as oferendas. Menos a que prometera a criança, pois ela amava muito o filhinho.

Iroko ficou muito zangado. E aguardou o dia em que a criança brincava ao redor dele e a raptou. Quando a mãe foi buscar a criança, Iroko lembrou a mulher de sua promessa, ameaçando matar o outro filho que lhe dera caso ela retirasse "sua" criança dali. Então a mulher, desesperada, procurou o babalaô, que jogando os búzios sugeriu que ela mandasse fazer um boneco de madeira com as feições de uma criança, banhasse com determinadas ervas e quando Iroko estivesse dormindo, substituísse a criança pelo boneco. E assim ela fez. Até hoje pode-se ver, nas gameleiras brancas o bebe de Iroko, repousando deitado em seus galhos.

Em sua copa vivem também as Iyami Oshorongá, as ajés (feiticeiras) da floresta.


Numero: 11
Símbolo: Ferro (representando as direções do tempo)
Cor: verde/marrom
Dia da semana: Quinta-Feira
Comida: inhame, carneiro

 
 

Saudação ao tempo.
Tempo Zarabá..Tempo comanda o tempo, para que o tempo alabaxê o tempo.


                     
Ponto de Saudação ao tempo.



O tempo não tem casa,
O tempo mora na rua,
A morada do tempo ai, ai meu deus é o sol e a lua.
3X

Ponto de advertência do tempo.
Oi tempo, oi Tempo
Tudo com tempo, tem tempo.
Você engana tudo mas não engana o tempo.
3X.

Salve o tempo...


                             


Lenda:

Tempo era um homem muito agitado que fazia e resolvia muitas coisas ao mesmo tempo. Entretanto, este homem vivia reclamando e cobrando de Zambi que o dia era muito pequeno para fazer e resolver tudo que quisesse. Um dia, Zambi lhe disse: "Eu errei em sua criação, pois você é muito apressado.". Ele então respondeu a Zambi: "Não tenho culpa se o dia é pequeno e as horas miúdas, não dando tempo para realizar tudo que planejo". A partir desse momento, Zambi então determinou que esse homem passa-se a controlar o tempo. Tendo domínio sobre os elementais e movimentos da natureza. Assim nasceu o inkice Tempo.


ORIXÁ TEMPO!
SALVE TEMPO!
ZARA TEMPO!!!

Qualquer casa DE RAIZ AFRICANA que se preze tem no seu quintal uma bandeira
branca presa a um mastro(ao entrar em nossa casa, você verá presa a um bambú e tremulando no alto nossa bandeira do senhor tempo,para nós muito sagrada) e que apresenta embaixo um pequeno recinto
destinados às oferendas.
Esse é o símbolo da presença do orixá Tempo na
casa, e que quer dizer mais ou menos isto:

- Aqui aprendemos a respeitar o Tempo!

O tempo comanda os ciclos da vida: infância, juventude, maturidade, os três ciclos de nossa vida que representam grandes mudanças em nossa forma de ver e agir, tudo comandado pelo orixá tempo.

Ao senhor tempo,oferendamos sementes,grãos e maracujás maduros, a ele rendemos graças e homenagens, pedimos equilíbrio para superar as dificuldades inererentes a cada ciclo de nossa existência terrena.

Numero: 11
Símbolo: Ferro (representando as direções do tempo)
Cor: verde/marrom
Dia da semana: Quinta-Feira
Comida: inhame, carneiro
Saudação ao tempo

Tempo Zarabá..Tempo comanda o tempo, para que o tempo alabaxê o tempo.

                    
Ponto de Saudação ao tempo


O tempo não tem casa,
O tempo mora na rua,
A morada do tempo ai, ai meu deus é o sol e a lua.
3X

Ponto de advertência do tempo

Oi tempo, oi Tempo
Tudo com tempo, tem tempo.
Você engana tudo mas não engana o tempo.
3X.

Salve o tempo...
ZARABA TEMPO!!
SALVE TEMPO!


                    

Cada vez que um filho começa a mudar o seu comportamento, o Babalawô (DIRIGENTE ESPIRITUAL)
o coloca para conversar na Casa de Tempo(próximo a bandeira) para que essas mudanças
comportamentais, comuns às diversas possibilidades sociais que temos em
vida, possam ser melhor traduzidas pelo orixá responsável por tais ajustes,
cujo nome é Tempo, ou, se preferirem:


Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo
Socorrei!…

As três estrofes dessa música, se prestam justamente a tentar traduzir, de forma
mais racional, às súbitas mudanças comportamentais nossas através do tempo.
É até engraçada a forma que Gil usou para mostrar que isso ocorre com
toda a sociedade, neste fragmento:

Mães zelosas
Pais corujas
Vejam como as águas
De repente ficam sujas…

Não é muito distante o tempo em que se usava a expressão:

“Pai zeloso e Mãe coruja”,
pois esse era o nosso padrão social, quando o homem da casa
saía para ganhar o dinheiro necessário e a esposa ficava cuidando dos filhos
do casal, com a corujice típica de quem queria provar, para si mesmo, ter  feito um bom trabalho.
Mas os tempos mudaram e as coisas ficaram meio
invertidas.


Água, Terra, Fogo e Ar;

PRIMAVERA, VERAO, OUTONO E INVERNO

Norte, Sul, Leste e Oeste;

Frio, Calor, Seca e Tempestade; Dias, horas, minutos e segundoscontam o tempo que passa, circula, gira a roda e chega até aqui.

O Tempo é um Orixá muito respeitado no Candomblé,porque todos os pedidos, trabalhos e oferendas sãofeitos no tempo.


É necessária a permissão do Orixá Tempo para que todas as coisas ocorram no seu tempo, seja curto ou longo, é no tempo que tudo acontece.


O Tempo não pára e muda a qualquer tempo.


O Orixá Tempo é representado pelo Iroko, a grande árvore de raízes que saem do chão, e que fica na frente das Casas de Candomblé.


O Tempo é conhecido também como Orixá da Gameleira Branca e Gentilheiro por comandar os gases da atmosfera.


Junto com Oxumarê controla o ar que respiramos.


Com Oxossi e Ossain zela pela natureza.


Acompanhado de Omulu espalha as pestes e as doenças epidêmicas, como também as suas curas.

SALVE TEMPO!

ZARA TEMPO!!!

O TEMPO DA, O TEMPO TIRA, O TEMPO PASSA E A FOLHA VIRA ...

Tempo Zarabá..

Tempo comanda o tempo, para que o tempo alabaxê o tempo.


                                               











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