historias de iansã

História de Iansã

 

IANSÃ

 

Deusa da espada de fogo, Dona das paixões, Iansã é a Rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais. Orixá do fogo, guerreira e poderosa. Mãe dos eguns, guia dos espíritos desencarnados, Senhora dos cemitérios.

 

Não é muito difícil depararmo-nos com a força da Natureza denominada Iansã (ou Oyá). Convivemos com ela, diariamente.

 

Iansã é o vento, a brisa que alivia o calor. Iansã é também o calor, a quentura, o abafamento. É o tremular dos panos, das árvores, dos cabelos. É a lava vulcânica destruidora. Ela é o fogo, o incêndio, a devastação pelas chamas.

 

Oyá é o raio, a beleza deste fenômeno natural. É o seu poder. É a eletricidade. Iansã está presente no ato simples de acendermos uma lâmpada ou uma vela. Ela é o choque elétrico, a energia que gera o funcionamento de rádios, televisões, máquinas e outros aparelhos. Iansã é a energia viva, pulsante, vibrante.

 

Sentimos Iansã nos ventos fortes, nos deslocamentos dos objetos sem vida. Orixá da provocação e do ciúme.

 

Iansã também é a paixão. Paixão violenta, que corrói, que cria sentimentos de loucura, que cria desejo de possuir, o desejo sexual. É a volúpia, o clímax, o orgasmo do homem e da mulher. Ela é o desejo incontido, o sentimento mais forte que a razão. A frase "estou apaixonado" tem a presença e a regência de Iansã, que é o Orixá que faz nossos corações baterem com mais força e cria em nossas mentes os sentimentos mais profundos, abusados, ousados e desesperados. É o ciúmes doentio, a inveja suave, o fascínio enlouquecido. É a paixão, propriamente dita.

 

Iansã é a disputa pelo ser amado. É a falta de medo das conseqüências de um ato impensado, no campo amoroso. É até mesmo a vontade de trair, de amar livremente. Iansã rege o amor forte, violento.

 

Oyá é também a senhora dos espíritos dos mortos, dos eguns, como se diz no Candomblé. É ela que servirá de guia, ao lado de Obaluaê, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma.

 

Iansã é a deusa dos cemitérios. Ela é a regente, juntamente com Omulu (ou Obaluaê), dos Campos Santos, pois comanda a falange dos eguns. Comanda também a falange dos Boiadeiros, encantados que são cultuados nas casas de Nação de Angola. Ela é sua rainha.

 

Como deus dos mortos, Iansã carrega consigo o eruxin, feito com rabo de cavalo, para impor respeito aos eguns, bem como a espada flamejante, que faz dela a guerreira do fogo.

É, sem dúvida, o Orixá mais popular e a mais querida no Candomblé.

 

Mitologia

 

Embora tenha sido esposa de Xangô, Iansã percorreu vários reinos e conviveu com vários reis. Foi paixão de Ogum, de Oxaguiam, de Exu, Conviveu e seduziu Oxossi, Logun-Edé e tentou, em vão, relacionar-se com Obaluaê. Sobre este assunto, a história conta que Iansã percorreu vários reinos usando sua inteligência, astúcia e sedução para aprender de tudo e conhecer igualmente a tudo.

 

 

Em Ire, terra de Ogum, foi a grande paixão do guerreiro. Aprendeu com ele o manuseio da espada e ganho deste o direito de usá-la. No auge da paixão Ogum , Iansã partiu, indo para Oxogbô, terra de Oxaguian. Conviveu e aprendeu o uso do escudo para se proteger de ataques inimigos, recebendo de Oxaguian o direito de usá-lo. Quando Oxaguian estava tomado pe paixão por Oyá, ela partiu.

 

Pelas estradas deparou-se com Exu. Com ele se relacionou e aprendeu os mistérios do fogo e da magia. No reino de Oxossi, seduziu o deus da caça, mesmo com os avisos de sua mulher, Oxum, que avisara ao marido do perigo dos encantos de Iansã. Todavia, com Oxossi, Oyá aprendeu a caçar, a tirar a pele do búfalo e se transformar naquele animal, com a ajuda da magia aprendida com Exu. Seduziu o jovem Logun-edé , filho de Oxossi e Oxum e com ele aprendeu a pescar.

 

Iansã partiu, então, para o reino de Obaluaê, pois queria descobrir seus mistérios e até mesmo conhecer seu rosto (conhecido apenas por Nanã – sua mãe – e Iemanjá, mãe de criação). Uma vez chegando ao reino de Obaluaê, Iansã tratou de insinuar-se:

 

- Como vai o Senhor das Chagas?

No que Obaluaê respondeu:

- O que Oyá quer em meu reino?

- Ser sua amiga, conhecer e aprender, somente isso. E para provar minha amizade, dançarei para você a dança dos ventos!

(Dança que, por sinal, Iansã usou para seduzir reis como Oxossi, Oxaguian e Ogum).

 

Durante horas Iansã dançou, sem emocionar ou, sequer, atrair a atenção de Obaluaê. Incapaz de seduzir Obaluaê, que jamais se relacionou com ninguém, Iansã então procurou apenas aprender, fosse o que fosse. Assim, dirigiu-se ao homem da palha;

 

- Obaluaê, com Ogum aprendi a usar a espada; com Oxaguian, o escudo; com Oxossi aprendi a caçar; com logun-edé a pescar; com Exu aprendi os mistérios do fogo. Falta-me apenas aprender algo contigo.

 

- Você quer aprender mesmo, Oyá? Então, ensinar-lhe como tratar dos mortos!

 

De inicio Iansã relutou, mas seu desejo de aprender foi mais forte e, com Obaluaê, aprendeu a conviver com os eguns e controlá-los.

 

Partiu, então Oyá, para o reino de Xangô. Lá, acreditava, teria o mais vaidoso dos reis e aprenderia a viver ricamente. Mas, ao chegar ao reino do deus do trovão, Iansã aprendeu muito mais que isso... aprendeu a amar verdadeiramente e com um paixão violenta, pois Xangô dividiu com ela os poderes do raio e deu a ela o seu coração.

 

O fogo é o elemento básico de Iansã. O fogo das paixões, o fogo a alegria, o fogo que queima. Iansã é o Orixá do fogo...

 

E aquele que dão uma conotação de vulgaridade a essa belíssima e importantíssima divindade africana, é digna de pena e mais digna, ainda, do perdão de Iansã.

 

 

Dados

 

Dia: quarta feira,

 

Data: 4 de Dezembro;

 

Metal: Cobre;

 

Cor: Marrom;

 

Partes do corpo: fígado e o sangue;

 

Comida: acarajé, abará;

 

Arquétipo: É de pessoas audaciosas, poderosas e autoritárias, pessoas que podem ser fieis, de uma lealdade absoluta em certas circunstancias, mas que em moutros momentos, quando contrariadas em seus projetos e empreendimentos, deixam-se levar pelas manifestações da mais extrema cólera. Pessoas, enfim, cujos temperamentos sensual e voluptuosos podem levá-las a aventuras amorosas extra conjugais, múltiplas e freqüente, sem reservas de decência, mas que não as impedem de continuarem muito ciumentas com seus parceiros por elas mesma enganados;

 

Símbolos: espada de cobre e o eru (rabo de boi ou de búfalo).

 

 

História de Rei Congo

umbandapaijoaodeangola.com.br/história-de-rei-congo.php

A história diz que Rei Congo, que tinha seu nome de batismo como Octácilio, era um grande rezador e curador de doenças, ficando sendo conhecido entre negros e brancos pelo seus tratamentos das moléstias como a tuberculose, que na época exterminava muitas pessoas sem escolher cor nem raça. O negro Octácilio ...

Ogum Rompe Mato

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-rompe-mato.php

centropaijoaodeangola.com/o-compromisso-assumido.php. Histórias de Vovó Luiza · Atribuição dos Preto-velhos · Ogum Rompe Mato · Ogum Yara · A história de vovó Benedito · Oferenda de Oxum · Oferenda a Xangô. Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php. Lendas de Obá. Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, ...

Ogum Beira Mar

centropaijoaodeangola.com/ogum-beira-mar.php

A história que vou narrar, transcrevo-a exatamente como ouvi do Senhor Ogun Beira Mar: "Eu nasci no ano de 1268 de Nosso Senhor Jesus Cristo. Meu amigo e ... PRECE A IANSÃ PRECE A IANSÃ Saravá Iansã a grande guerreira, Orixá do raio e do vento, que ajuda com sua energia vencer as lutas e as dificuldades.

Maria Padilha

umbandapaijoaodeangola.com.br/maria-padilha.php

Esta pombo gira trabalha nas linhas de Oxóssi e Iansã e, em muitos casos, seus aparelhos são filhos de Oxóssi. Costuma ser escrachada ao falar: ..... Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu · História de Rei Congo · Maria Redonda · Pontos Cantados diversos. Pontos Riscados.

Xangô senhor da justiça

centropaijoaodeangola.com/xangô-senhor-da-justiça.php

Nos candomblé dança com suas cores rituais que são o vermelho, branco e marrom. Algumas qualidades trazem na cabeça um gorro na cor vermelha. Conta uma lenda que explica o fato de Xangô e Iansã deterem ao mesmo tempo o poder do fogo. Vivia Xangô no reino de Oió e ouviu dizer de um certo mago que vivia ...

Mensagem do Caboclo Sete Flechas

umbandapaijoaodeangola.com.br/mensagem-do-caboclo-sete-flechas.php

Diz sua história que dentro da linhagem dos Caboclos, a Cabocla Jupira é a primeira filha da Cabocla Jurema com o Caboclo Sete-Flechas. Irmã de Jandira, Jacira e Jaciara. Na verdade esta mitologia serve para elucidar o seguinte. A energia vibracional da Cabocla Jurema vibra com Iansã, por ser a filha "primeira" ela ...

Vovó Benta

centropaijoaodeangola.com/vovó-benta.php

Afinal, conta a história que Omolu, muito doente, foi abandonado num rio perto da praia por sua mãeNanã, por ele ter nascido com grandes deformidades na pele. ... Omolu também possui relação com Iansã, em especial Oyá Igbalé, qualidade de Iansã que costuma dançar na ponta dos pés e direciona os eguns para o ...

Exu tiriri

centropaijoaodeangola.com/conversa-com-um-executor-da-lei.php

HISTÓRIA DO EXU TATÁ CAVEIRA Antes de ser uma entidade, Tatá Caveira viveu na terra física, assim como todos nós. Acreditamos que .... Todavia, a fidelidade de Iansã não está necessariamente relacionada a um ... Algumas passagens da história de Iansã relacionam-na com antigos cultos ... Mini série Oxum.

Exu Morcego

umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-morcego.php

centropaijoaodeangola.com/boiadeiros--características-nomes--imagens.php. Historia de Exú Mangueira Exu Mangueira, identificado pelo nome cabalístico de Agalieraps. Segundo ... umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-morcego.php. oração a maria bueno. umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-a-maria-bueno.

A história de Vovô Benedito

umbandapaijoaodeangola.com.br/a-história-de-vovô-benedito.php

Essa história de fé começou, quando Benedito nasceu em uma senzala de uma grande fazenda cafeeira, por alguma localidade dentro do. Sudeste do Brasil. Como naquela época as mulheres escravizadas começavam a reproduzir muito cedo e continuamente, o corpo não conseguia uma recuperação adequada, e por ...

Obaluaiê/Omolu

centropaijoaodeangola.com/omulu-obaluaie.php

Quando lhe disseram que ele tinha vergonha de seu aspecto, Ogum foi ao mato, colheu palha e fez uma capa com que Omulú se cobriu da cabeça aos pés, tendo então coragem de se aproximar dos outros. Mas ainda não dançava, pois todos tinham nojo de tocá-lo. Apenas Iansã teve coragem; quando dançaram, ...

Mensagem de Exu Capa preta

umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-capa-preta.php

Para as negras nuvens da desilusão, Iansã emanará seus ventos e o sol brilhará ; ... Historia de Exú Mangueira Exu Mangueira, identificado pelo nome . ... A mironga de preto velho é observar mais para saber agir evitando assim danos e . .. a Iansã CONSELHOS DE UM PRETO VELHO : 1º - Conserve sua saúde psíquica, ...

Escrava Anastácia.

centropaijoaodeangola.com/escrava-anastácia.php

Anastacia (martir e escrava) Cultuada no Brasil como santa e heroína, considerada uma das mais importantes figuras femininas da história negra, a saga da escrava Anastácia ainda tem o poder de nos emocionar. Muito bonita, tornou-se objeto de desejo e obsessão do feitor de sua fazenda. Por nunca ter aceitado o ...

Obá

centropaijoaodeangola.com/obá.php

Lendas de Obá Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, no reino de Oyó, como uma das esposas de Xangô, dividindo a preferência do reverenciado Rei entre as duas Iabás ... Mas é só, porque esta história de orixá disputar pelejas tipicamente humanas e carnais, está mais para coisas humanas de que mistérios divinos.

Os Filhos de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php

História de Exu e Pombagira Exu é agente de ligação entre os homens e os Orixás. É guardião dos caminhos, soldado executor das ordens de ... deixando de encará-la como uma mulher vulgar e da vida, .... Esta pombo gira trabalha nas linhas de Oxóssi e Iansã e, em muitos casos, seus aparelhos são filhos de Oxóssi.

Oferenda de Ogum

centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-ogum.php

Ogum Beira Mar. centropaijoaodeangola.com/ogum-beira-mar.php. Ogum Beira Mar e Ogun Matinata... Dois Cavaleiros e uma só história! ... para o povo cigano AS OFERENDAS PARA AS CIGANAS DEVEM SER ... Lendas de Iansã com Ogum · Pontos cantados de Pomba-gira em Videos ... powered by Custom Search.

Caboclos na Umbanda

centropaijoaodeangola.com/caboclos-na-umbanda.php

Caboclos De Iansã. São rápidos e deslocam muito o médium. São diretos para falar e rápidos também, muitas das vezes pegam a pessoa de surpresa. .... O primeiro ponto de Umbanda, nasceu logo na primeira sessão quando Pai ... outra pequena história, contada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas em uma .

Ogum Iara

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-yara.php

centropaijoaodeangola.com/o-compromisso-assumido.php. Histórias de Vovó Luiza · Atribuição dos Preto-velhos · Ogum Rompe Mato · Ogum Yara · A história de vovó Benedito · Oferenda de Oxum · Oferenda a Xangô. Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php. Lendas de Obá. Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, ...

Exu mangueira

centropaijoaodeangola.com/exu-mangueira.php

Historia de Exú Mangueira Exu Mangueira, identificado pelo nome cabalístico de Agalieraps. Segundo conta, Exu Mangueira foi um rico criador de gado bovino que ascendeu ao poder se tornando primeiro ministro na França e era muito desposado com as mulheres da corte, pois como era muito educado e cortês tinha ...

Orixá LOGUN-EDÉ

centropaijoaodeangola.com/orixá-logum-edê.php

Com Ogum, Logun-Edé aprendeu a arte da guerra e da forja, e com Iansã, o amor a liberdade. Diz o mito que Logun tinha tudo, menos o amor das mulheres, pois mesmo Iansã, quando roubada de Ogum por Xangô, abandona Logun com seu tio, criando assim um profundo antagonismo entre Xangô e Logun, já que por ...

 

Xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/xangô.php

Embora tenha sido esposa de Xangô, Iansã percorreu vários reinos e conviveu com vários reis. Foi paixão de Ogum, de Oxaguiam, de Exu, Conviveu e seduziu Oxossi, Logun-Edé e tentou, em vão, relacionar-se com Obaluaê. Sobre este assunto, a história conta que Iansã percorreu vários reinos usando sua inteligência, ...

Ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum.php

Vibra com Iansã. Ogum Menino: Vem com Ogum Yara e Ogum Caiçara trabalha nos lajeados e barrado de corais. Usa Vermelho e Azul. Ogum da Lua: vibra com Ogum Malê e Ogum do Oriente, trabalha nas ... História de Ogum Beira Mar. ... Este Orixá foi casado com Iansã, a Orixá dos ventos, que fugiu com Xangô.

Maria Redonda

umbandapaijoaodeangola.com.br/maria-redonda.php

Pontos Riscados de Exu · História de Rei Congo · Maria Redonda · Pontos Cantados diversos ... Mãe Maria Conga. centropaijoaodeangola.com/mãe-maria- conga.php. Autor Desconhecido Prece a vovó Maria Conga Benevolente e iluminada Vó ... Dona Maria Redonda nos fez um relato sobre a origem de seu nome.

Pontos Riscados de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-riscados-exu.php

Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu · História de Rei Congo · Maria Redonda. Simpatias diversas. centropaijoaodeangola.com/simpatias-diversas.php. Pontos Riscados de Exu ... Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira" ... Oferendas a Yansã · Exu do lodo · EXU ...

Ossain

centropaijoaodeangola.com/ossãim.php

Como os orixás raramente se submetem a qualquer tipo de autoridade, a rebelião se fez e Iansã com seus ventos espalhou as folhas de Ossâim, fazendo com que cada Orixá pegasse a sua de acordo com sua esfera de atribuições. Mas muitas ervas e plantas ainda continuam sob o domínio de Ossâim, e mesmo as que ...

Oferenda de yemanjá

centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-iemanjá.php

Nas praias de mar, outrossim, também atua Iansã, em parte. As pedras rachadas , na verdade, são os locais apropriados para Oferendas à Iansã, bem como as pedreiras com cachoeira. Muitos e os mais variados são os tipos de Oferendas à Iemanjá e, justamente neste capítulo, darei, com os maiores detalhes, um dos ...

Exus e Pomba-giras

centropaijoaodeangola.com/exus-e-pombas-giras.php

Foi uma Rainha no seu tempo na terra, diz a história ter sido ela uma linda cortesã que amarrou o coração de um Rei Francês que a tornou Rainha. Passou -se alguns anos e o Rei veio a falecer. A rainha passou a tomar conta sozinha do seu reino o que deixou alguns membros da corte indignados porque ela não teve ...

Oração a Exu Chama Dinheiro

centropaijoaodeangola.com/oração-a-exu-chama-dinheiro.php

Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu · História de Rei Congo · Maria Redonda · Pontos Cantados diversos.

Pomba gira Rosa Caveira

www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-rosa-caveira.php

Pomba Gira Maria Mulambo - Uma História Maria mulambo era filha de escrava com feudal, um senhor de muitas terras e que ... Pombagira Rosa .... Lendas de Iansã com Ogum · Pontos cantados de Pomba-gira em Videos .... da Noite · Como fazer uma Oração á Pomba Gira · Pomba gira Rosa Caveira ... Altar dos Orixás ...

Boiadeiros na umbanda

centropaijoaodeangola.com/boiadeiros-na-umbanda.php

Mas também são regidos por Iansã, tendo recebido da mesma a autoridade de conduzir os eguns da mesma forma que conduziam sua boiada quando encarnados. Levam cada um (espírito) para seu destino, ... A História de Pai Cipriano "Cipriano Quimbandeiro, chorou no cativeiro. Hoje chora de alegria o Rosário de ...

Cigana Esmeralda

umbandapaijoaodeangola.com.br/cigana-esmeralda.php

História. Pertencem à uma linha de trabalhadores espirituais que busca seu espaço próprio pela força que demonstram em termos de caridade e serviços a .... Cantados de Yansã videos · PORQUE OS EXUS RIEM · Videos de Preto velhos · Cigano Pablo · Cigana esmeralda · Mensagem de Ogum · Ogum Beira Mar .

Prece aos caboclos

centropaijoaodeangola.com/prece-aos-caboclos.php

Prece aos caboclos. Obrigado, Oxalá, pela fé que me sustenta, Pelos amigos que fiz E continuo fazendo. Obrigado, Oxalá, Pelas bençãos de Ogum, Pela proteção de Iemanjá, pelo amor de Oxum. Obrigado, Oxalá, Pela força de Iansã, Pela retidão de Xangô, Pelo colo de Nanã. Obrigado, Oxalá, Pelo equilíbrio de Oxosse, ...

Oxum

umbandapaijoaodeangola.com.br/oxum.php

Em uma época onde os deuses viviam na terra, na região da Nigéria existiu duas jovens irmãs: Oxum e Iansã. Oxum era ... Oxum carregaria Iansã em seu corpo eternamente, seis meses seria Oxum com todas suas características e os outros seis meses seria Iansã. Oxum Opará tem ..... História de Pai Preto (Pai Jeremias)

Caboclos

umbandapaijoaodeangola.com.br/caboclos.php

Porêm em nossa percepção, compreendemos que Caboclos diferentes, possuem Vibrações Originais Diferentes, podendo se apresentar sob a Vibração de Ogum, de Xangô, de Oxóssi ou Omulu. Já as Caboclas, podem se apresentar sob as Vibrações de Iemanjá, de Oxum, de Iansã ou de Nanã. Não há necessidade da ...

Nanã de buroquê

centropaijoaodeangola.com/nanã-de-buroque.php

Entender Nanã é entender o destino, a vida e a trajetória do homem sobre a terra, pois Nanã é a História. Nanã é água parada, água da vida e da morte. Nanã pode ser a lembrança angustiante da morte na vida do ser humano, mas apenas para aqueles que encaram esse final como algo negativo, como um fardo ...

Comidas de Santo

centropaijoaodeangola.com/comida-de-santo.php

Passar canela com açúcar refinado sobre a superfície do bolo ainda quente. Desenformar depois de frio. *** Sirva o bolo com café forte e sem açúcar para os pretos-velhos ***. Oferendas Diversas. Comida de Xangô · Oferenda de Exu · Oferenda de Caboclo Boiadeiro · Ebó para yansã · Oferenda de Boiadeiros.

As Pombas-Giras

centropaijoaodeangola.com/as-pombas-giras.php

Salve as Pombas-giras Pomba Gira são as entidades mais polêmicas que conheci em todos os meus anos de estudo e trabalho. Existe muita controvérsia , as pombas-gira são mal interpretadas, muito mal-faladas. Em virtude do comercio de imagens, fabricarem imagens de pomba-gira seminuas, de cor avermelhada ...

Boaideiros na Umbanda

umbandapaijoaodeangola.com.br/boaideiros-na-umbanda.php

Mas também são regidos por Iansã, tendo recebido da mesma a autoridade de conduzir os eguns da mesma forma que conduziam sua boiada quando encarnados. ..... Por exemplo : Iansã, Oxalá e Oxossi : miçangas vermelhas, brancas e verdes. .... Seu apelido vem de outra característica, ou melhor, de uma história.

Prece ao Pai João da Mata

umbandapaijoaodeangola.com.br/prece-ao-pai-joão-da-mata.php

Voltando a história de nosso Pai José, os espíritos da escuridão que tinham ordens de envolver e levar as profundezas a alma iluminada dele, e anos atrás foram expulsos por nosso Pai Cipriano, não desistiram. Eles se silenciaram por anos e anos, mas aguardando o momento certo de tentarem novamente seu objetivo ...

Histórias de vovó Luiza.

umbandapaijoaodeangola.com.br/histórias-de-vovó-luiza.php

A primeira manifestação relatada da Linha dos Pretos Velhos, é descrita na história de Pai Zélio de Moraes : no dia em que houve a manifestação do Sr. Caboclo das 7 Encruzilhadas, na casa que em seguida seria batizada de Nossa Sra. da .... Histórias de Oxossi · Histórias de Exú · Lendas de Yansã · Lendas de Exu.

Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site

Agradecemos sua visita Volte sempre....

 

 

 

Traduzir Esta Página


Av.na Sofhia Rasgulaeff  177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463 

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00.

Não damos consultas via whatsapp 



Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Videos de preto-velhos

Descubra o seu Orixá

Livro de Visitas

Livro de Visitas 2

10 erros cometidos por médiuns

A tristeza dos Orixás

Altar na umbanda

Amor palavra de ordem na gira

As falanges de trabalhos na umbanda

Assistência

Atitudes interiores

Bandeira branca de Oxalá

Cantos e palmas num terreiro

Como acontece a gira

Como ler ouvir observar e saber se aquilo é certo

Conduta Moral

Conduta no terreiro de umbanda

Conflitos

Conflitos Familiares

Cores e a umbanda

Cumprimentos e posturas

De olho Fechados

Deus não te Fez para sofrer

Deus salve a Umbanda

O dia de Finados na Umbanda

ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA

Entendendo a inveja

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Expressões usadas na Umbanda

Exu não é fofoqueiro

Exu não é o diabo

Falta de doutrina e comprometimento

Faz caridade fio

Faz o bem sem ver a quem

Fumos e Bebidas

Fundamentação doutrinátoria

Guias e Colares

Hierarquia na Casa de Umbanda.

Humildade

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira"

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade, um passo de cada vez

Mensagem de Caboclo 7 Flexas

MIRONGA DE PRETO VELHO

NÃO ABANDONES O TEU POSTO DE SERVIÇO

Normas dos terreiros

Nossos Umbigos

O maior inimigo da Umbanda

O pequeno universo do umbandista

O Perdão Não tem Contra-indicação

O templo que vos acolhe

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA

Obrigado, vovô

Oração do umbandista

Orixá de Cabeça

Os Caboclos na Lição de Pai João

Os médiuns são Parceiros

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada

Página inicial textos de Umbanda

Clique aqui.


Deste Site

Pai João de Angola
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • Orações
  • Oxum
  • As pombas giras
  • Maria Padilha
  • Comida de Santo
  • Cosme e Damião
  • Giras de Umbanda
  • Homenagem a Zé Pilintra
  • Xangô senhor da Justiça
  • Yemanjá
  • banho de descarrego
  • Simpatias Diversas
  • Guias Contas e colares
  • Defumações
  • Batismo na Umbanda
  • Conselhos de Preto velhos
  • Escrava Anastácia
  • Marinheros na Umbanda
  • Pai Benedito
  • Homenagem a Tranca Rua
  • Baiano zé do Coco
  • Obá
  • Descarrego de Polvora
  • Ciganos na Umbanda
  • Sara Kali
  • Oxossi
  • Oxumarê
  • Preto-velho na Umbanda
  • Cabocla Jurema
  • Omulu-Obaluaie
  • Altar Virtual
  • Mãe Maria Conga
  • Boiadeiros na Umbanda
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de exu
  • Altar Virtual dos Orixás
  • batizando-na-umbanda
  • Ossãim
  • O que è Caridade
  • Ogum em video
  • Caboclo boiadeiro
  • Ser Médium
  • Pontos e videos de defumação
  • Caboclos na Umbanda
  • Como acontece a Gira
  • reflexão em Videos
  • Conduta moral
  • Anjo da Quarda
  • Curiosidades
  • Intolerância Religiosa
  • Mediunidade
  • Corrente mediunica
  • Orações 2
  • tronqueira
  • Mensagens em slaides
  • Casamento na Umbanda
  • pontos cantados 2
  • Oxalá
  • Sincretismo religioso
  • Caracteristicas dos filhos
  • Altar dos Preto-velhos
  • Exu
  • Umbanda
  • Quimbanda
  • Orações das almas
  • hierarquia na umbanda
  • Livre se da Depressão
  • Reflexões
  • 7 chaves da Felicidade
  • Mensagens Espiritas
  • Tia maria de Minas
  • Minutos de sabedoria
  • Exus e pombas Giras
  • Mensagens de Otimismo e Fé
  • Convite aos Umbandistas
  • 13 de Maio
  • Combatendo o alcoolismo
  • Recomeçar de Novo
  • Superando as Percas
  • Perdoar a si mesmo
  • Decepções
  • Conceito Básico
  • Zumbi dos Palmares
  • Maria Bueno
  • Mini Série Oxum
  • Reconciliação
  • indiferença
  • desencarnar
  • Pontos Mp3 Orixás
  • O Médico dos médicos
  • Livro de Visitas
  • Corrente de Orações
  • Mensagem de Tranca-Rua
  • Conflitos Familiares
  • Amor e Ódio
  • Exu tiriri
  • Um abraço fraterno
  • Prece Aos Caboclos
  • O que Falta na umbanda
  • Mensagem de Vovó Maria Conga
  • Lições de sabedoria
  • Ajudar faz Bem
  • A umbanda que eu amo
  • Preto-velho x Exu
  • Frustrações
  • Batendo cabeça
  • Aprenda a Dizer Não
  • Insatisfação com a Vida
  • Oferenda de Marinheiro
  • Conselhos aos casais
  • Vovó Benta
  • Pai Cipliano
  • O Uso das velas
  • O luxo na Umbanda
  • Salmos Recomendados
  • Yansã
  • Pontos Riscados
  • Como combater a Inveja
  • Nanã de Buroque
  • Pai Guiné
  • Pai Tomé
  • Pai Antônio
  • Prece aos Orixás
  • Altar de Nossa senhora
  • Altar Virtual de Ogum
  • Altar Virtual de Oxum
  • Livro de Visitas 2
  • Ao mestre com carinho
  • Sabedoria de preto-velho
  • Fofocas no terreiro
  • Histórias de Preto velho
  • Aos médiuns da corrente
  • Orixá logum edê
  • História de Vó Cambinda
  • Pai Serafim de Aruanda
  • Pontos Cantados
  • Página inicial
  • descubra seu orixá
  • Assuntos Diversos
  • Oferendas de Exu
  • Oferendas para os Orixás
  • Pomba Gira Cigana
  • Oferendas a Yansã
  • Exu do lodo
  • EXU TATÁ CAVEIRA
  • Povo da Rua
  • Exu serpente
  • Exu Mangueira
  • Oração a Exu chama dinheiro
  • Exu Veludo
  • Oferenda para os preto-velhos
  • Oferenda de Boiadeiros
  • Oferenda ao Caboclo boiadeiro
  • Oferendas Básicas Umbandistas
  • banhos de abertura de caminho
  • Benzimentos
  • Caixa de Pesquisa do site
  • DICIONARIO DE UMBANDA
  • pai-Jeronimo
  • Religiões linhas sagradas
  • oferenda-de-ogum
  • Oferenda de Iemanjá
  • Ogum beira mar
  • Vovo Antonieta da Bahia
  • BARÁ
  • As águas de oxalá
  • Banhos Ciganos
  • Em sintonia com Deus
  • Lendas de Omulu
  • Lendas de Omulu
  • Caboclo pedra Roxa
  • Mensagem de Caboclos
  • Seu Zé Pilintra
  • Oferendas umbanda
  • Padê de Exu
  • Oração a Marinheiros na umbanda
  • Tudo sobre os filhos de Oxossi
  • Encruzilhadas de Ruas
  • Banhos de ervas
  • Lendas de Oxum
  • Prece a Zé Pilantra
  • Oração a santa Sara Kalli
  • Banho de defesa espiritual
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Médium e guia
  • Características dos filhos de Ogum
  • Características dos Filhos de Oxum
  • Características dos filhos de Oxalá
  • Características dos filhos de Yansã
  • Características dos filhos de Omulu
  • Ervas e Orixás
  • Características dos filhos de Obá
  • Características dos filhos de Iemanjá
  • Características dos filhos de Oxumaré
  • Características dos filhos de Ossain
  • Características dos Filhos de Ibejis
  • Lendas de Iansã com Ogum

    umbandapaijoaodeangola.com.br/lendas-de-iansã-com-ogum.php

    Lendas de Iansã com Ogum O ENCONTRO E O CASAMENTO COM OGUM Ogum foi ... Assim que Iansã partiu, Ogum apoderou-se da trouxa, foi para casa, . Ogum Beira Mar. umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-beira-mar.php. Saravá Ogum Beira-Mar!!! História de Ogum Beira Mar Conta uma lenda que ao chegar a ...

    Quem é Iansã?

    centropaijoaodeangola.com/quem-é-iansã.php

    A história de Iansã Oiá, literalmente, "aquela que rasga", e que eu reconto aqui : Iansã Oiá tinha um pai adotivo e vivia com ele na mata. Ele era o maior de todos os caçadores.Um dia, morreu e deixou Oiá muito triste. Ela decidiu que queria fazer uma homenagem para o pai.Embrulhou seus pertences de caça num pano,  ...

    Yansã

    umbandapaijoaodeangola.com.br/yansã.php

    Duas lendas se formaram, a primeira é que Iansã não cortou completamente relação com o ex-esposo e tornou-se sua amante; a segunda lenda garante que Iansã e Ogum, tornaram-se inimigos irreconciliáveis depois da separação. Iansã é a primeira divindade feminina a surgir nas cerimônias de cultos afro-brasileiros .

    Yansã

    centropaijoaodeangola.com/yansã.php

    Salve minha Mãe Yançã Eparrei Oyá Eparrei Oyá é a mulher que sai em busca do sustento; ela quer um homem para amá-la e não para sustentá-la. Desperta pronta para a guerra, para a sua lida do dia-a-dia, não tem medo do batente: luta e vence.LENDAS DE IANSÃ O Casamento de Iansã e Ogun Ogum foi um dia ...

    Lendas de Omulu

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php

    Mas a ajuda não dá muito certo, pois muitos viram o que Ogum fizera e continuavam a ter nojo de dançar com o jovem Orixá, menos Iansã, altiva e corajosa, dança com ele e com eles o vento de Iansã que levanta a palha e para espanto de todos, revela um homem lindo, sem defeito algum. Todos os Orixás presentes, ...

    Cabocla jurema

    centropaijoaodeangola.com/cabocla-jurema.php

    Sua história começa aos sete meses de nascida quando foi abandonada por sua mãe e assim acabou por ser criada pelo caboclo Tupinambá, Jurema foi ... Sabendo que a maioria dos aparelhos de ação da Cabocla Jurema serem filhos e filhas ligados a Iansã, pois é sua vibração Original, existem ainda outros tipos de ...

    Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/

    E lá vem o Pai João sem pressa em sua incorporação. Na chegada com o seu corpo encurvado e bengala na mão faz o sinal da cruz, E diz : “Louvado seja Nosso senhor Jesus Cristo, louvado seja a santíssima virgem Maria, Deus salve essa casa Santa , os ausentes e os presentes, salve as almas santas e benditas.

    A história de Vovó Cambinda

    centropaijoaodeangola.com/história-de-vó-cambinda.php

    A história de Vovó Cambinda Vovó Cambinda é uma Preta Velha Amada por todos que amam a Umbanda. ... Os ventos de Yansã, que sacodem o bambuzal, trazem os ares da certeza que põem em ordem os corações duvidosos, levando os eguns desorientados, desde que os acarajés ali arriados sejam regados com o ...

    Lendas de Oxum

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxum.php

    Oxum deu então seu filho a Iansã e partiu com Xangô tornando-se, a partir de então, sua esposa predileta e companheira cotidiana. O CHAMADO DE OXUM OXUM, aparece sedutoramente em ... Sabendo da história, foi correndo levar seu pedido de socorro a Olorum. Este soprou em Oxum um pó que a transformou em ...

    As pombas Giras

    umbandapaijoaodeangola.com.br/pomba-gira.php

    Pomba gira das 7 encruzilhadas (entidade da Umbanda e também cultivada e cultuado no candomblé) foi uma Rainha no seu tempo na terra, diz a história ter ..... a serem executados com as Almas principalmente em Cemitérios e Montes, sendo quase sempre mensageira de Orixás como Iansã, Obá, e as vezes Ogum.

    Pomba Gira maria mulambo

    www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-maria-mulambo.php

    Pomba Gira Maria Mulambo - Uma História Maria mulambo era filha de escrava . .. Exu Veludo. centropaijoaodeangola.com/exu-veludo.php. Pomba Gira Maria ... Lendas de Iansã com Ogum · Pontos cantados de Pomba-gira em Videos .... Mulambo · Pomba-gira Rosa da Noite · Como fazer uma Oração á Pomba .

    Giras de Umbanda

    centropaijoaodeangola.com/giras-de-umbanda.php

    Orixás: Xangô, Ogum, Exu, Oxum, Nanã, Iemanjá, Iansã, Obaluayê, Oxumaré, entre outros. Guias: Pretos- velhos, Caboclos, Boiadeiros, Crianças, Exus, Marinheiros e Orientais. Normalmente, esse guia de luz, que comanda é um Preto-Velho ou Caboclo . Na umbanda os médiuns que recebem os guias são chamados, ...

    Baianos na umbanda

    umbandapaijoaodeangola.com.br/baianos-na-umbanda.php

    Tendo na sua forma de trabalhar muito das qualidades de Iansã, por serem movimentadores e irrequietos, combinam esta forma de trabalha com sua natureza ..... demorou muito para eu entender que no livre arbitrio dos encarnados não se pode interferir, e que tudo tem dois lados, nunca existe um lado só da história.

    Ogum Beira Mar

    umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-beira-mar.php

    centropaijoaodeangola.com/ogum-xaroquê.php. (Uma pessoa pode trair tudo na Terra Só não deve trair Ogum). Ogum foi casado com IANSÃ que o abandonou para seguir XANGÔ. Casou-se também com OXUM, mas vive só, batalhando pelas estradas e abrindo caminhos. História de Ogum Beira Mar Ele é o Senhor da ...

    Pontos Riscados

    centropaijoaodeangola.com/pontos-riscados.php

    Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · pontos-riscados-Exu · História de Rei Congo · Pontos Cantados Orixás · Pontos cantados Diversos . Fundamentos. centropaijoaodeangola.com/fundamentos.php. Por meio de guias, após dança e toques, com o uso do ponto cantado e riscado, pólvora, aguardente, ...

    Mãe Maria Conga

    centropaijoaodeangola.com/mãe-maria-conga.php

    Salve Santa Bárbara, Eparrei, minha mãe Iansã! Salve São Jerônimo, Kaô cabecilê, .... RODRIGO ELIAS *Matéria tirada da -Revista de História da Biblioteca Nacional – num 29. OFERENDA 1 gamela, alguidar .... História de Rei Congo · Pontos Cantados Orixás · Pontos cantados Diversos . ... Passou o seu rosário sobre a ...

    Ogum Xaroquê

    centropaijoaodeangola.com/ogum-xaroquê.php

    (Uma pessoa pode trair tudo na Terra Só não deve trair Ogum). Ogum foi casado com IANSÃ que o abandonou para seguir XANGÔ. Casou-se também com OXUM, mas vive só, batalhando pelas estradas e abrindo caminhos. História de Ogum Beira Mar Ele é o Senhor da sétima onda do Mar, defensor da calunga grande ...

    Baianos na umbanda

    centropaijoaodeangola.com/baianos-na-umbanda.php

    Durante muitos anos a linha dos baianos foi renegada e os trabalhos feitos com ela eram vistos com restrições. Dizia-se que por não ser uma linha diretamente ligada às principais, era inexistente, formada por espíritos zombeteiros e mistificadores. Aos poucos eles foram chegando e tomando conta do espaço que lhes foi ...

    Fundamentos

    centropaijoaodeangola.com/fundamentos.php

    Exu – Santo Antônio. Nanã – N.S.Santana. Iemanjá – N.S. da Glória, N.S. dos Navegantes. Oxum – N.S. Conceição (RJ), N.S. das Candeias (Bahia). Iansã – Santa Bárbara. Obá – Santa Catarina. Datas Comemorativas: 20/01 – Oxossi. 31/ 03 – Umbanda. 23/04 – Ogum. 13/05 – Pretos Velhos. 13/06 – Xangô. 26/07 – Nanã.

    Ogum

    centropaijoaodeangola.com/ogum-vencedor-de-demanda.php

    3. Falange de Ogun Megê É colaborador de Iansã; seu nome significa “Sete”. ... Nanã desconhece o ferro por se tratar de um orixá da pré-história, anterior à idade do ferro. O termo “nanã” .... Lendas de Iansã com Ogum O ENCONTRO E O CASAMENTO COM OGUM Ogum foi um dia caçar na floresta. Ele ficou na espreita ...