Baralho Cigano.

                                                           
A Cartomancia, é um dos costumes ciganos mais conhecidos,  muitas pessoas recorrem a ela para saber o futuro pelas cartas. De acordo com a tradição, o Baralho Cigano só deve ser lido por mulheres, pois trazem em seu interior a energia da lua, o oculto, tendo a luz da vidência, o dom do sentir, pressentir e interpretar.

Para a leitura das cartas, as ciganas utilizam um baralho comum, desses usados para jogos de azar, retirando o curinga e as cartas que vão do dois ao cinco, restando 36 cartas que são utilizadas para a leitura.
O Povo Cigano associou à essas cartas algumas figuras do seu simbolismo esotérico, cujo significado veremos mais adiante.

As correspondências entre as cartas comuns e as figuras acontece de forma natural para os Ciganos, porém para os não-ciganos torna-se um tanto difícil fazer essa associação, felizmente existe no mercado versões do baralho com as figuras impressas o que facilita muito o aprendizado e sua interpretação.Como Consagrar o seu Baralho

Antes de usar as cartas, é preciso que tome algumas providências, para consagrar o seu baralho, sem o que ele não passará de cartas para um jogo profano.

Empilhe suas cartas, à noite, sobre um copo com água e sal , para que a água com o sal retire os fluídos negativos das suas cartas, faça uma oração ao seu Anjo Guardião ou outra oração de sua preferência.

 (Repita sempre após terminar uma leitura )
Como Guardar e Proteger o seu Baralho

Após a consagração ou após a limpeza depois de uma consulta, embrulhe seu baralho em um pano vermelho e guarde-o em um local fora do alcance de outras pessoas, nunca use suas cartas para jogos de azar e não permita que manuseiem o seu baralho.
Como preparar-se para a Leitura das Cartas

Para jogar procure se isolar. Busque também conforto, pois o local escolhido será o seu templo para leituras. Ali, exercitará seu poder de prever o futuro.

Antes de começar a leitura, faça a Oração à Santa Sarah ou outra oração à sua escolha, concentre-se com o objetivo de limpar o espírito e a mente das energias ruins.

Lave as mãos e beba um pequeno gole de água, simbolizando a purificação, estenda um pano branco sobre a mesa onde vai deitar as cartas, sob esse pano coloque um punhal, com a ponta voltada para o consulente, à sua direita uma taça com água com uma ametista dentro, à esquerda uma vela branca. Acenda um incenso de sua preferência. Você pode também decorar sua mesa com flores, frutas, cristais, pedra de rio e outros objetos que julgar necessário.

Lembre-se sempre de estar invocando as forças dos quatro elementos :

TERRA, FOGO, ÁGUA e AR.

Os ciganos preservam e utilizam muito os elementos da natureza em seus rituais. Acreditam que o Fogo queima a negatividade e ilumina a positividade. A vela, para eles concentra as energias dos quatro elementos. A Água e a Terra são representados pela cera e o pavio. O Fogo é a chama e o Ar (oxigênio) a mantém viva (acesa).
                                            
 
Como Interpretar as Cartas

As mensagens do Baralho Cigano representam e se encaixam na sua realidade. Mas nem sempre são mensagens diretas. Por isso, é muito importante a sua interpretação.


Para iniciantes é recomendável o método das três cartas, que podem representar :

 •  Passado, Presente, Futuro.

 •  O Problema, A causa, A solução.

 •  Outras interpretações que mandar a sua intuição.

 
O Método de 3 Cartas

Tire três cartas do monte e vá fazendo a interpretação de acordo com a pergunta que formulou. É claro que algumas cartas não se referem exclusivamente àquilo que perguntou. Mas, com intuição, você vai conseguir interpretar com toda certeza. Se, por acaso, o assunto, ou a pergunta que você fez ficou sem uma conclusão, vire mais duas cartas para poder finalizar o assunto.

Além desse método existem outros de maior dificuldade, que são:

 •  Relacionamentos - 7 Cartas
 •  Encantamento Cigano - 7 Cartas
 •  A Roda Mística - 9 Cartas
 •  A Pedra Dourada - 15 Cartas
 •  A Mesa Real - 36 Cartas

 

IMPORTANTE: as cartas A Cigana e O Cigano representam você ou a pessoa para quem está lendo. Durante a leitura, verá que algumas falam sobre isso. Se uma delas aparecer, quer dizer que a resposta está vindo diretamente para você, sem rodeios. Se não aparecer, faça a interpretação do conjunto das três cartas. Se a questão for bem objetiva, tipo sim ou não, a regra é: se a primeira carta for positiva, a resposta é sim. Se for negativa, não. Faça quantas perguntas quiser, virando três cartas.
                           
 SIGNIFICADO DAS CARTAS
1 - O Cavaleiro = Indica boas notícias e boa sorte, mensagem, proposta, vitória, autoconfiança, auto-estima, alguém de longe, capacidade de mudar, surpresa, ímpeto.. Diz respeito a parte afetiva do consulente, caminhos abertos, materializa e concretiza o que o consulente quer, êxito, alegrias intensas. Encha-se de coragem e lute por seus próprios ideais. Significa o movimento, o dinheiro e as conquistas de bens materiais. O novo vem chegando, algo de bom está a caminho, pode vir até do estrangeiro. Por onde o cavaleiro passa, ele modifica a vida daquela pessoa na maioria das vezes de forma positiva. Suas glórias são poderosas e se a pessoa não tiver equilíbrio, vive nas ilusões dessas conquistas e acaba estagnando sua vida, não indo em busca de novos objetivos. Quando esta carta aparecer perto de uma ou mais cartas negativas, avisa que as noticias não são boas. Esta carta traz boa sorte consigo enquanto não esteja rodeada de cartas nefastas

2 - O Trevo = no caso do consulente estar numa situação difícil, seus erros serão perdoados e esquecidos com o Trevo próximo a ele. Eventos fortuitos que acontecem na hora do aperto, e que podem ser interpretados, positivamente, como um obstáculo (se ele existe) que será superado. Caminho está livre, se o consulente se empenhar! Obstáculos que são necessários para nossa própria evolução. Não seja pessimista. Com cartas negativas, a sorte lhe vira as costas - atrasos e desapontamentos estão em pauta. Destruição, a quebra da harmonia, desventura, tropeço, a pedra no caminho. Demonstra sempre negatividade. Representa uma energia que foi enviada e que já se materializou na vida da pessoa. Tenha cuidado com a inveja, com tropeços. É um período para parar e aguardar, é o atraso e não se deve comentar com ninguém seus planos. Esta carta nos revela que estas coisas são passageiras. Acredite na sua força interior e só peça ajuda a alguém de sua confiança. E na saúde a pessoa apresenta declives de saúde.

3 - Navio = Mudanças positivas que estão em vias de acontecer, seja no setor financeiro, emocional, espiritual ou profissional, bons negócios. Indica, viagem, mudança de um lugar para o outro, mesmo que temporariamente. Senso de hierarquia e responsabilidade. Anuncia riquezas, que se alcançará no comercio ou com herança. Possibilidade de aumento de salário ou promoção. Vitórias. Saúde ou grande capacidade de recuperação. Na forma negativa afasta ou atrasa as viagens ou mudanças. Há perigo de doenças ou debilidade nas defesas.

4 - A Casa = Progresso, equilíbrio, harmonia, proteção, prosperidade, herança, boa saúde, família, sucesso, estabilidade. Todas as ações serão abençoadas com sucesso. Esta carta representa a casa do Consulente, também representa o lugar onde o consulente fica mais tempo (seu lar, seu trabalho, Igreja, qualquer imóvel). Ela representa o espaço físico. Refere-se tanto a imóveis quanto às pessoas que nele vivam ou trabalhem. Se estiver em um campo relacionado ao passado, significa que os pais do Consulente ainda exercem uma grande influência sobre ele. Se estiver em um campo relacionado ao futuro, é possível que haja mudança de moradia. A pessoa está protegida das influências negativas externas. Ainda que a situação da pessoa for infeliz pode-se esperar melhor sorte para o futuro. Com cartas de vitória, pode ser o indicativo de novos empreendimentos. Com cartas negativas mostra que está havendo desarmonia e desentendimento em casa. A pessoa só se sente bem em outros lugares. Fracasso e perdas materiais, insegurança emocional.

5 - Árvore = Saúde, abundância, segurança, progresso, resultado de longos esforços, longevidade. Amizade sincera (com raiz). Colher os frutos que se plantou. Expansão, crescimento, vitalidade. Uma realização completa, coroação de nossos esforços, energia positiva, prosperidade, fertilidade, generosidade para com o consulente. Novas oportunidades surgirão trazendo fartura à mesa e garantia de sucesso nos empreendimentos. Em termos de saúde, fala de homeopatia ou medicina natural. Cura de doenças e boa saúde. Em jogadas muito negativas significa que está havendo uma quebra no ciclo natural das coisas, que não se está conseguindo completar o que se começou. O que se plantou pode estar sendo colhido por outra pessoa. Pode vir a faltar comida à mesa.

6 - Nuvens = São os ventos, o dinamismo, o movimento incessante, a grande capacidade de fluir e não se aprisionar em nada. Confusão de sentimentos; instabilidade; aborrecimentos; tumultos. sensação de incapacidade em resolver os problemas, intrigas e instabilidade familiar, tristeza. Perdas materiais de vulto, emprego ameaçado e o perigo de se tomar atitudes erradas. Deve-se parar, meditar, analisar tudo muito bem antes de tomar qualquer decisão. Depressão, desilusão, desespero. Só com jogo de cintura e inteligência você vai afastar o mau tempo que vem com as nuvens. Pessoa sob influência negativa, com prejuízo para a saúde e perda de interesse pela vida. Tudo é motivo para brigas e discórdias, principalmente com quem mais gosta.
Na forma positiva significa um grande poder para lutar e vencer. Pessoa altiva, independente, que persegue seus objetivos com garra. Exerce grande atratividade no sexo oposto. As mudanças de sua vida deverão ser vagarosas, de acordo com as necessidades. Os momentos de tristeza serão passageiros

7 - Cobra = Significa discórdia, desarmonia, intriga e maledicência. A ilusão das falsas aparências. Traição, inveja, falsidade. Esta carta pede atenção com pessoas próximas. É a traição premeditada, pensada e estudada. Forças externas ocultas estão agindo em seu campo astral. Se a jogada for totalmente positiva, representa o arco-íris com sua beleza ilusória e de promessas de brilho e riquezas. Sabedoria e conhecimento espiritual.

8 - Caixão = Não deve ser encarada como um fim, mas como um renascimento ou recomeço. O consulente pode ter perdido tudo, mas tem a chance de começar de novo, com novas idéias e muita experiência. Necessidade de evolução espiritual. Fim de uma fase para começo de uma melhor. Em jogadas positivas, transformações radicais para melhor. Em jogadas negativas significa a destruição; a perda definitiva; perdas materiais; doenças graves; a morte física (principalmente se vier junto da Foice). Fim de um romance, são grandes e profundas perdas podendo ser tanto no plano material como emocional.

9 - Flores = Significa alegria, satisfação íntima, felicidade. Entendimento entre as pessoas. Generosidade. Fraternidade. Sorte, contentamento. Representa sentimentos verdadeiros, o amor universal, o entendimento entre as pessoas, o altruísmo, alegria. Coisas boas que vêm. Também indica a realização de todas as possibilidades e sonhos. Para o casal, felicidade conjugal, para o doente, cura e para o comerciante, lucros. Se junto de cartas negativas significa lágrimas.

10 - Foice = Significa o corte em seu desenvolvimento, sonhos e planos, podendo chegar ao extremo do corte da própria vida., a interrupção do crescimento. Rompimento das decisões a serem tomadas, das opções a serem feitas. Traz a doença e todos os processos que debilitam e enfraquecem o ser humano. Positiva e rodeadas de boas cartas, simboliza a transformação. Você precisa desistir de algo no seu caminho para seguir novos rumos. Transformações precedidas de uma situação delicada. Terá que abrir mão de alguma coisa importante. Porém este corte, embora brusco, é para o seu crescimento, faz parte de sua evolução pessoal. Talvez você tenha que renunciar alguma coisa muito apegada. Indica a possibilidade, uma nova chance que surge. É a perda dolorosa no momento certo.

11 - Chicote = A influência maléfica atuando na vida da pessoa. Um feitiço enviado na intenção de derrubar as defesas, de quebrar a harmonia individual. Algo que só pode ser combatido com a própria magia. Punição, discórdia. Avisa sobre conflito e desarmonia, principalmente na família. Seja cuidadoso. Desavenças entre conjugues, febres e moléstias prolongadas. Com cartas positivas representa nosso lado místico, nossas forças ocultas. Você possui uma força superior intuitiva que deve ser canalizada para o bem. Faça você mesmo seu ritual de magia, usando sua intuição, dirigindo seu poder mental para a sua evolução.Também pode indicar o poder judiciário e a chance de um acordo em família. Indica o emprego necessário da sabedoria e da intuição.

12 - Pássaros = Associada à alegria e à felicidade, é o lado cor de rosa da vida. São os sonhos de amor, a paquera e o namoro. Encontro casual pode ser muito bom. Casamento, harmonização, sorte nos negócios, lucros e associações lucrativas relacionada ao tempo. Os planos mais difíceis podem ser realizados no tempo certo. Neutraliza os maus fluídos. Algum acontecimento próximo mudará sua vida. Quando aparece junto “A Serpente” neutraliza a negatividade desta carta negativa. Negativa demonstra que está faltando motivação no relacionamento, que se tornou agora monótono e enfadonho. A vida que se está levando não tem prazeres ou satisfações. Falta estímulo e motivação para viver. Significa fadigas que se terá que vencer, porém de curta duração.

13 - Criança = Significa força da infância, a ingenuidade, bondade e esperança, a pureza e a alegria de viver. Também os filhos que se tem ou se terá. Significa que a pessoa tem proteção e nada de mal vai lhe acontecer. Vá em frente. Otimismo. É o começo de tudo que existe. Seja como criança: siga seu passeio contente e feliz, porém não perca de vista seus objetivos, nem perca a noção dos acontecimentos ao seu redor. Não fale demais dos seus planos. Negativa demonstra tristeza, desesperança, descrédito quanto às possibilidades de vencer os obstáculos. Falta de esperança no futuro. Você deve ficar bastante atenta com atitudes impensadas, repentinas e infantis. Estas ações podem magoá-lo profundamente. Tenha cuidado, pois pode estar rodeada de pessoas não confiáveis.

14 - Raposa = aviso de fraude, armadilha, malícia, falsidades, mentiras. É também a carta de estratagema e engano. Emboscada. Alguém está tentando enganá-lo. Você poderá ser vítima de alguém que está pronto para envolve-lo em uma situação complicada. Cuidado com galanteios e falsas propostas. Poderá sofrer um grande prejuízo. Cuidado e cautela. Uma grande dúvida deve ser sanada, senão terá perdas materiais. Com cartas positivas pode estar mostrando uma pessoa inteligente que aproveita as oportunidades que a vida oferece. Você, é muito invejado. Tenha paciência e observe tudo em volta que sairá vitorioso. Obstáculos superáveis

15 - Urso = A falsidade daqueles que se fazem de amigos, porém não o são. Privam da nossa intimidade para melhor poderem descobrir nossas fraquezas e saber onde melhor nos ferir. Traição, o mau caratismo, os maus conselhos. Olho grande; inveja. Ciúmes. Mas também pode nos mostrar os instintos, nossos impulsos sexuais, a busca do prazer, um(a) amante. Sentimentos ruins como inveja, a cobiça podem interferir nas energias do seu campo astral.

16 - Estrela = Proteção; predestinação. Destino. Realização. Êxito. Inspiração. Novas oportunidades. Carta de sorte. Simboliza luz espiritual. O sucesso está em seu caminho. Seus dons artísticos e de clarividência estão em crescimento. Confie na sua boa estrela. Vitória em todos os sentidos. É o símbolo da sua intuição, energias que devem vir à tona nos momentos difíceis de sua jornada. Estando porém rodeada de nuvens, denota uma longa série de acidentes infelizes.

17 - Cegonha = Representa o nascimento ou a mudança. Imprevistos. Novidades. Surpresas. Pode significar a vinda de um filho, de um novo emprego, uma mudança de casa, uma mudança no relacionamento, um novo casamento. Algo novo está para acontecer, bom ou ruim, dependendo das outras cartas ao redor. Simboliza nossa necessidade de não cair na rotina. O início de um novo ciclo em sua vida. Seus caminhos estão abertos a novas experiências e a prósperos empreendimentos principalmente no campo pessoal. Negativa representa a falta de mudança, a ausência de crescimento ou de desenvolvimento nos projetos ou nos objetivos propostos.

18 - Cão = Fidelidade, amizade leal, companheirismo, vida social. Sentimentos verdadeiros. Apoio e o carinho das pessoas amigas. Negativa demonstra que está havendo um mal entendido ou uma má interpretação por parte de um grande amigo. É sinal para ficar alerta se a carta Nuvens estiver por perto. Ela indica desequilíbrio na vida amorosa.

19 - Torre = O lado espiritual. Isolamento voluntário; reclusão; posição defendida; afastamento; iniciação. A solidão que precisamos de vez em quando. As respostas e a proteção que queremos não estão no mundo a nossa volta e sim dentro de nós mesmos. Esta carta está ligada ao nosso mundo interior, à nossa elevação espiritual. É preciso dar mais atenção às coisas do espírito do que da matéria. É o ermitão. Você deve exteriorizar seus sentimentos para a sua felicidade plena. Também mostra que você passa por uma fase de busca de seu autoconhecimento. Torre alta permite esperar uma velhice longa e feliz. Negativa representa o equilíbrio rompido. Uma falta de comunicação com o mundo exterior, uma fuga da realidade, um não enquadramento. Em alguns casos pode ser internação hospitalar ou até reclusão forçada (prisão). Tristezas ocultas, depressão. Rodeada de nuvens pressagia uma doença e mesmo a morte, conforme as circunstâncias.

20 - Jardim = Família; amigos; lazer; sem interesses materiais; cura; magia das plantas. Poder latente de cura que pode ser desenvolvido. Colher o que se plantou. Lugar encantado em que encontramos paz. O jardim faz você refletir sobre suas ações, ou seja, pensar se está plantando f1ores ou deixando crescer ervas daninhas no jardim de sua vida. Diz que o consulente sozinho não será capaz de suportar seus problemas. Mas unido à família e amigos o fardo se torna menos pesado. É hora de colher tudo o que plantou, pois o momento é de paz.

21 - Montanha = Representa a justiça e retidão, a imparcialidade de julgamento e os negócios. A rigidez e a segurança. Sua positividade representa sucesso nas pendências judiciais, nos litígios, nos casos de partilha de bens, em qualquer questão judicial. Significa a segurança da casa própria. Possibilidade de exercer um cargo de grande poder. Tenha consciência de seus limites e tome as atitudes na hora certa. Negativa significa que a pessoa tem problemas de papéis ou de justiça. Pode ficar sem emprego ou mesmo sem ter onde morar. Existe uma certa dureza e autoritarismo exagerados, que devem ser temperados para haver o equilíbrio. Pode enfrentar adversidade se confronto com inimigos ou rivais.

22 - Caminhos = Significam a estrada da vida, os caminhos a serem trilhados. Uma escolha a ser feita. Caminhos abertos e sem empecilhos. Certeza de que há uma saída para tudo na vida. A decisão de prosseguir por um atalho ou voltar para traz quando aparece um obstáculo é só sua. É um momento de escolha. Significa que a pessoa vai sair vitoriosa de qualquer disputa. Negativa diz que os caminhos estão bloqueados que as lutas empreendidas podem ser perdidas. Pode significar separação (dois caminhos). Rodeados de nuvens são sinais de desventura.

23 - Rato = Perda, a inveja, o ciúme, o roubo. Sempre traz desarmonia, confusão, angústia e desentendimento. Deve-se ter o máximo de cuidado com os objetos pessoais e bens materiais, pois traz avisos de perdas. Não comentar as alegrias e as vitórias, pois isso aumenta a inveja. Está havendo ciúme por parte da pessoa amada. Cuide de sua saúde. Prevê roubos e doenças (stress). Afaste-se de pessoas que possam sugar sua energia. Furtos morais, dependência extrema de terceiros no sentido negativo. Pode ser perda espiritual (vampirismo espiritual). Se a carta As Estrelas aparecer próxima a esta, é sinal de que poderá recuperar o que foi roubado.

24 - Coração = o sentimento. Carta do amor, emoção, entrega, paixão, seja por uma pessoa ou uma atividade. O coração transmite o sentimento mais verdadeiro e lembra que podemos modificar o mundo a nossa volta, os relacionamentos, por meio de troca de afeto e calor humano. Emoções profundas, expansão de sentimentos, ondas de emoções. Você viverá uma grande paixão em breve. Também indica que deverá ajudar as pessoas que pedirem o seu auxílio.
Negativa avisa que a paixão que se está sentindo é algo efêmero e passageiro, que não se deve tomar nenhuma atitude baseada nesse sentimento, pois ele é enganador. Tratando-se de saúde e rodeada de cartas negativas, pode indicar problemas circulatórios.

25 - Alianças = Simboliza a união perfeita, o casamento, a sociedade comercial, a parceria, compromisso, acordo. Realização de desejos. Pessoas ligadas ao consulente por meio de um relacionamento afetivo, profissional ou familiar. Seu significado depende das outras cartas do jogo, se forem positivas conte com o apoio dessas pessoas próximas. Se forem negativas, não confie em ninguém. Negativa significa que a união está um pouco enfraquecida. Significa instabilidade emocional; o rompimento de um enlace ou separação de dois amantes.

26 - Livros = Significa êxito nos estudos e no trabalho e que vai ter promoção por mérito no trabalho. Indica necessidade de crescimento pessoal, de aprimoramento intelectual e profissional. Pode também anunciar que você vai desvendar segredos importantes, relacionados a questões do jogo, ou que algum segredo seu será descoberto e poderá provocar uma tempestade. Esta carta simboliza a necessidade de aquisição de conhecimento e cultura. Não tenha medo de colocar a sua capacidade e a sua felicidade à prova. Negativa significa dificuldades em se alcançar objetivos.

27 - Carta = Significa que vai se ter notícia de algo que se está esperando com ansiedade e expectativa, avisos, diálogos, mensagens, visitas. noticias de vitórias. É também a palavra amiga que podemos levar a alguém. Notícia de pessoa distante, papéis importantes, documentos e convites para festas. Dependendo das cartas vizinhas podem ser boas ou más notícias. Uma boa sorte que há de vir por meio de boas notícias de longe. Negativa quer dizer que a solução do problema ainda demora. Poderão ser notícias que causarão aflição e descontentamento.

28 - O Homem = Alguém com quem se tem certo grau de ligação, podendo significar pai, irmão, amigo, patrão, alguém por quem se tem interesse e que se interessa por nós, ou o próprio consulente, se for homem. E no caso de consulente mulher, pode ser também, seu namorado, marido, amante. Simboliza o homem ideal e honesto para as mulheres. As outras cartas indicarão seu significado.

29 - A mulher = Alguém com quem se tem certo grau de ligação, podendo significar mãe, irmã, amiga, patroa, alguém por quem se tem interesse e que se interessa por nós, ou a próprio consulente, se for mulher. E no caso de consulente homem, pode ser também, sua namorada, esposa, amante. Simboliza a mulher ideal e honesta para os homens. As outras cartas indicarão seu significado.

30 - Lírio = Simboliza a paz e tranqüilidade, a beleza, o amor, o ouro, virtude. Período excelente. Capacidade de se adaptar até para poder transformar a realidade. Mostra que a pessoa tem a visão para o jogo e sensibilidade para o mundo espiritual. Transmite seus poderes benéficos às outras cartas do jogo, neutralizando os efeitos negativos de outras cartas. Lírios denotam uma vida feliz. Negativa mostra falsidade, mentiras, capacidade de trair os amigos em proveito próprio. É a ambição desmedida e sem propósito. Se a carta Nuvens vier perto, é sinal de grande sofrimento e algum desgosto em família

31 - Sol = Representa a vida, o desenvolvimento e a luz. Um novo caminho se abrindo. Transmite energia positiva e espalha todo o seu brilho para as cartas que estão ao seu redor no jogo. Representa a força divina e prevê um futuro brilhante, uma fase de crescimento e muita prosperidade. Criatividade, sucesso em todos os setores. Planos materiais bem sucedidos. Lucros e ganhos certos, novos amores, gravidez, criação de novos projetos. Crescimento material, mental, intelectual. Negativa demonstra que o Sol não está brilhando, que a pessoa não está encontrando soluções e que os planos não estão se desenvolvendo devidamente.

32 - Lua = Simboliza as honrarias, o valor reconhecido, o trabalho recompensado. Sensibilidade. Ligada ao lado místico e as coisas ocultas. Recomenda-se que o consulente preste atenção à sua sensibilidade e a sua intuição. Indica glória e reconhecimento, intuição e poderes mentais. Dons místicos mediúnicos e intuitivos. Indica também que a glória pode ser precedida de provações e dores. Representa a inteligência que recebemos no plano astral. Negativa significa uma falsa segurança, adversidade, medo, trevas e perigos ocultos. Deve-se tomar cuidado com as emboscadas, com os aduladores e traições de amor.

33 - Chave = Simboliza a solução de todos os problemas, a resposta, o objetivo a ser alcançado. Segredo. O sucesso. Com ela você pode abrir a porta que o impedia de seguir em frente. O êxito virá só se você prosseguir o caminho sem medo, confiante e com muita vontade de cumprir os objetivos traçados. A chave abre muitas portas, principalmente dos sentimentos mais profundos do consulente. Dias melhores estão chegando. Êxito nos negócios.

34 - Peixes = Simboliza o dinheiro, a fartura. Multiplicação. Lucros. É a energia do trabalho transformada em dinheiro e bens materiais. Esta carta está ligada à fortuna e à fartura, enfim às coisas concretas. É sinal de que os lucros estão para chegar. Sucesso em empreendimentos. Bens espirituais. É sinal de lucros que vão aparecer na sua vida. Em jogada extremamente negativa significa falta de dinheiro, trabalho não recompensado, perdas materiais. Perdas e projetos que não se concretizam.

35 - Âncora = Segurança, firmeza de objetivos. Êxito. Representa o patrimônio, os tesouros; tudo o que se consegue acumular em termos de bens materiais. Estabilidade financeira. Vida feliz. É hora de arquitetar novos planos. Anuncia que o consulente vai encontrar um porto seguro onde poderá jogar sua âncora e desfrutar de bons momentos em terra firme. Entrada de dinheiro inesperado. No amor, é sinal de relacionamento sólido e fiel. No sentido negativo, significa estagnação, projetos que não frutificam, coisas emperradas e difíceis de se desenvolverem. No amor poderá passar por períodos de inconstância.

36 - Cruz = Representa a vitória dos planos, o encontro, o sucesso nas empreitadas, o triunfo total sobre os inimigos. O domínio de seu próprio desenvolvimento. Espiritualidade. Sabedoria superior. Autoconfiança. Representam o carma do consulente, as provações que tem que passar para chegar à felicidade. Esta carta indica sempre que o consulente vai vencer, por mais complicada que seja a situação. Se ela aparecer, tenha certeza que terá forças para superar com sucesso os momentos de cabeça erguida. A cruz é poder. Em jogada negativa Sofrimento, dor e fracasso pessoal, doença. O consulente deverá abrir mão de algo valioso. Anuncia prejuízos sérios que você vencerá. Energias negativas estão atrapalhando sua vida.
                                                 


Essa página foi feita a pedido dos internautas.
                          Não jogamos Búzios, cartas ou tarô.
 Somos umbandistas e seguimos a orientação de nossos Mentores Espirituais.
Fizemos essa Página a titulo de dar uma noção aos que tem vontade de saber como é um jogo de cartas com baralho cigano.


Pemba




A substância que compõe a pemba é chamada de “caulim” (argila pura de cor branca). Por ser importado da África, o “caulim” foi substituído pelo “calcário” e a “tabatinga”.
A pemba é usada desde as tribos de Africanas, por diversos motivos. Os chefes riscam o corpo todo com a PEMBA para vencer os inimigos; os noivos são riscados, pelos padrinhos, com a PEMBA para que sejam felizes; o negociante que quer conseguir um bom negócio esfrega um pouco de PEMBA nas mãos e as jovens usam como se fosse o pó de arroz porque dizem que traz felicidade no amor e atrai aquele a quem se deseja.
Nos cultos atuais, a pemba é imantada e cruzada, pela Entidade, tornando-se uma ferramenta poderosa. Os Guias Espirituais utilizam a pemba para fazer o seu Ponto Riscado. O Ponto Riscado é a “assinatura” do Guia. É através do ponto que ele será identificado e confirmado. Cada risco feito na tábua de ponto tem uma simbologia, refletindo qual é a entidade, de onde ela vem, em que falange atua. Alguns médiuns videntes relatam ver os Pontos Riscados brilharem e emanarem luzes diversas.
Além disso, é muito comum a utilização da pemba para riscar as mãos, os pés e a cabeça dos médiuns, a fim de protegê-los. Em alguns Centros, a pemba é raspada, obtendo-se um pó, que é utilizado para determinados rituais, c.omo o "sopro de pó de pemba".
A pemba também pode ser usada para riscar objetos, portas, janelas, no objetivo de cruzar o ambiente, evitando a entrada de maus espíritos e de energias negativas



Posses




Posses - Por Pai João de Aruanda


Se o desespero ameaça tomar conta de você, que tal resolver de vez essa sua dificuldade?
Esse tipo de sentimento infeliz é o resultado da sua falta de fé. Não daquela fé de que muitos falam por aí. É fé em um ideal, fé no futuro. Falta a você a coragem de lutar e a decisão de prosseguir apesar de todas as dificuldades.
Os meus filhos se desesperam com muita facilidade. É hora de aprenderem um pouco com a vida.
Diante do sofrimento pela possibilidade da partida de um afeto, o desespero se instala, é hora de trabalhar o desapego. Nos nao somos donos de nin guém. Nenhum ser humano é propriedade de outro. Acorde, sorria meu filho. O tempo da escravidão já passou. Por que se manter algemado a pessoas, objetos ou instituições humanas? às vezes vocês se desesperam porque julgam faltar recursos materiais. Isso é absurdo, meus filhos.
Está na hora de entender que a verdadeira posse é fruto do trabalho. Se faltar alguma coisa é porque você não trabalhou o suficiente, não perseverou em sua proposta ou, então, quando teve a oportunidade do ter, não soube economizar, reservar ou multiplicar.
A vida nos ensina que aquilo que julgamos possuir, nós temos que dividir entre os mais necessitados, somando esforços para multiplicar os resultados, diminuindo as pretensões, para exercitar o desapego.
Ora, meu filho, o desespero é o resultado de uma visão errada da vida.
Pare e pense. Erga a cabeça, que ela não foi feita apenas para ficar cheia de miolos, não. Pense, organize os seus pensamentos. Reorganize a sua vida e continue andando. Mesmo devagarzinho, ande. Não se permita ficar parado.
Deus abençoa, mas é preciso ter coragem para a maior experiência do mundo que é viver.
Sempre há uma solução. Não existe dor, sofrimento ou mal que não tragam o seu ensinamento, não há problema que não tenha a resposta certa da vida.

Extraído do livro: "Sabedoria de Preto Velho" de Robson pinheiro por Pai João de Aruanda.



senhora santa Ana
nana



Salve senhora santa Ana Salve Nanã Buruque

NANÃ BURUQUÊ.

A mais velha divindade do panteão, associada às águas paradas, à
lama dos pântanos, ao lodo do fundo dos rios e dos mares. O único
Orixá que não reconheceu a soberania de Ogum por ser o dono dos
metais. É tanto reverenciada como sendo a divindade da vida, como da
morte. Seu símbolo é o Íbíri - um feixe de ramos de folha de palmeira
com a ponta curvada e enfeitado com búzios.
Nana é a chuva e a garoa. O banho de chuva é uma lavagem do corpo
no seu elemento, uma limpeza de grande força, uma homenagem a este grande
orixá.Nanã Buruquê representa a junção daquilo que foi criado por Deus.
Ela é o ponto de contato da terra com as águas, a separação entre o
que já existia, a água da terra por mando de Deus, sendo portanto
também sua criação simultânea a da criação do mundo.
1. Com a junção da água e a terra surgiu o Barro.
2. O Barro com o Sopro Divino representa Movimento.
3. O Movimento adquire Estrutura.
4. Movimento e Estrutura surgiu a criação, O Homem.
Portanto, para alguns, Nanã é a Divindade Suprema que junto com
Zambi fez parte da criação, sendo ela responsável pelo elemento Barro,
que deu forma ao primeiro homem e de todos os seres viventes da terra,
e da continuação da existência humana e também da morte, passando por
uma transmutação para que se transforme continuamente e nada se perca.
Esta é uma figura muito controvertida do panteão africano. Ora
perigosa e vingativa, ora praticamente desprovida de seus maiores
poderes, relegada a um segundo plano amargo e sofrido, principalmente
ressentido.
Orixá que também rege a Justiça, Nanã não tolera traição,
indiscrição, nem roubo. Por ser Orixá muito discreto e gostar de se
esconder, suas filhas podem ter um caráter completamente diferente do
dela. Por exemplo, ninguém desconfiará que uma dengosa e vaidosa
aparente filha de Oxum seria uma filha de Nanã "escondida".
Nanã faz o caminho inverso da mãe da água doce. É ela quem
reconduz ao terreno do astral, as almas dos que Oxum colocou no mundo
real. É a deusa do reino da morte, sua guardiã, quem possibilita o
acesso a esse território do desconhecido.
A senhora do reino da morte é, como elemento, a terra fofa, que
recebe os cadáveres, os acalenta e esquenta, numa repetição do ventre,
da vida intra-uterina.
É, por isso, cercada de muitos mistérios no culto e tratada pelos
praticantes da Umbanda e do Candomblé, com menos familiaridade que os
Orixás mais extrovertidos como Ogum e Xangô, por exemplo.
Muitos são portanto os mistérios que Nanã esconde, pois nela
entram os mortos e através dela são modificados para poderem nascer
novamente. Só através da morte é que poderá acontecer para cada um a
nova encarnação, para novo nascimento, a vivência de um novo destino -
e a responsável por esse período é justamente Nanã.
Ela é considerada pelas comunidades da Umbanda e do Candomblé,
como uma figura austera, justiceira e absolutamente incapaz de uma
brincadeira ou então de alguma forma de explosão emocional. Por isso
está sempre presente como testemunha fidedigna das lendas. Jurar por
Nanã, por parte de alguém do culto, implica um compromisso muito sério
e inquebrantável, pois o Orixá exige de seus filhos-de-santo e de quem
a invoca em geral sempre a mesma relação austera que mantém com o
mundo.Nanã forma par com Obaluaiê. E enquanto ela atua na decantação
emocional e no adormecimento do espírito que irá encarnar, ele atua na
passagem do plano espiritual para o material (encarnação), o envolve
em uma irradiação especial, que reduz o corpo energético ao tamanho do
feto já formado dentro do útero materno onde está sendo gerado, ao
qual já está ligado desde que ocorreu a fecundação.
Este mistério divino que reduz o espírito, é regido por nosso
amado pai Obaluaiê, que é o "Senhor das Passagens" de um plano para
outro.Já nossa amada mãe Nanã, envolve o espírito que irá reencarnar em
uma irradiação única, que dilui todos os acúmulos energéticos, assim
como adormece sua memória, preparando-o para uma nova vida na carne,
onde não se lembrará de nada do que já vivenciou. É por isso que Nanã
é associada à senilidade, à velhice, que é quando a pessoa começa a se
esquecer de muitas coisas que vivenciou na sua vida carnal.
Portanto, um dos campos de atuação de Nanã é a "memória" dos
seres. E, se Oxóssi aguça o raciocínio, ela adormece os conhecimentos
do espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para
toda uma encarnação.
Em outra linha da vida, ela é encontrada na menopausa. No inicio
desta linha está Oxum estimulando a sexualidade feminina; no meio está
Yemanjá, estimulando a maternidade; e no fim está Nanã, paralisando
tanto a sexualidade quanto a geração de filhos.
Esta grande Orixá, mãe e avó, é protetora dos homens e criaturas
idosas, padroeira da família, tem o domínio sobre as enchentes, as
chuvas, bem como o lodo produzido por essas águas.
Quando dança no Candomblé, ela faz com os braços como se
estivesse embalando uma criança. Sua festa é realizada próximo do dia
de Santana, e a cerimônia se chama Dança dos Pratos.


Origem:

Nanã, é um Orixá feminino de origem daomeana, que foi incorporado
há séculos pela mitologia iorubá, quando o povo Nagô conquistou o povo
do Daomé (atual Republica do Benin) , assimilando sua cultura e
incorporando alguns Orixás dos dominados à sua mitologia já
estabelecida.

Resumindo esse processo cultural, Oxalá (mito Iorubá ou Nagô)
continua sendo o pai e quase todos os Orixás. Iemanjá (mito igualmente
Iorubá) é a mãe de seus filhos (Nagô) e Nanã (mito Jeje) assume a
figura de mãe dos filhos daomeanos, nunca se questionando a
paternidade de Oxalá sobre estes também, paternidade essa que não é
original da criação das primeiras lendas do Daomé, onde Oxalá
obviamente não existia. Os mitos daomeanos eram mais antigos que os
Nagôs (vinham de uma cultura ancestral que se mostra anterior à
descoberta do fogo). Tentou-se, então, acertar essa cronologia com a
colocação de Nanã e o nascimento de seus filhos, como fatos anteriores
ao encontro de Oxalá e Iemanjá.



CARACTERÍSTICAS:

Cor:
Roxa ou Lilás (Em algumas casas: branco e o azul).

Fio de Contas:
Contas, firmas e miçangas de cristal lilás.

Ervas:
Manjericão Roxo, Colônia, Ipê Roxo, Folha da Quaresma, Erva de
Passarinho, Dama da Noite, Canela de velho, Salsa da Praia, Manacá.
(Em algumas casas: assa peixe, cipreste, erva macaé, dália vermelho
escura, folha de berinjela, folha de limoeiro, manacá, rosa vermelho
escura, tradescância).

Símbolo:
Chuva.

Pontos da Natureza:
Lagos, águas profundas, lama, cemitérios, pântanos.

Flores:
Todas as flores roxas.

Essências:
Lírio, Orquídea, limão, narciso, dália.

Pedras:
Ametista, cacoxenita, tanzanita.

Metal:
Latão ou Níquel.

Saúde:
Dor de cabeça e Problemas Intestino.

Planeta:
Lua e Mercúrio.

Dia da Semana:
Sábado (Em algumas casas: Segunda).

Elemento:
Água.

Chakra:
Frontal e Cervical.

Saudação:
Saluba Nanã.

Numero:
13.

Data Comemorativa:
26 de julho.

Sincretismo:
Nossa Senhora Santana.

Incompatibilidades:
Lâminas, multidões..


ATRIBUIÇÕES:

A orixá Nanã rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de
atuação é o racional dos seres. Atua decantando os seres emocionados e
preparando-os para uma nova "vida", já mais equilibrada .

AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE NANÃ:

Uma pessoa que tenha Nanã como Orixá de cabeça, pode levar em
conta principalmente a figura da avó: carinhosa às vezes até em
excesso, levando o conceito de mãe ao exagero, mas também ranzinza,
preocupada com detalhes, com forte tendência a sair censurando os
outros. Não tem muito senso de humor, o que a faz valorizar demais
pequenos incidentes e transformar pequenos problemas em grandes
dramas. Ao mesmo tempo, tem uma grande capacidade de compreensão do
ser humano, como se fosse muito mais velha do que sua própria
existência. Por causa desse fator, o perdão aos que erram e o consolo
para quem está sofrendo é uma habilidade natural. Nanã, através de
seus filhos-de-santo, vive voltada para a comunidade, sempre tentando
realizar as vontades e necessidades dos outros.
às vezes porém, exige atenção e respeito que julga devido mas não
obtido dos que a cercam. Não consegue entender como as pessoas cometem
certos enganos triviais, como optam por certas saídas que para um
filho de Nanã são evidentemente inadequadas. É o tipo de pessoa que
não consegue compreender direito as opiniões alheias, nem aceitar que
nem todos pensem da mesma forma que ela.
Suas reações bem equilibradas e a pertinência das decisões,
mantém-nas sempre no caminho da sabedoria e da justiça.
Todos esses dados indicam também serem os filhos de Nanã, um
pouco mais conservadores que o restante da sociedade, desejarem a
volta de situações do passado, modos de vida que já se foram. Querem
um mundo previsível, estável ou até voltando para trás: são aqueles
que reclamam das viagens espaciais, dos novos costumes, da nova
moralidade, etc.
Quanto à dados físicos, são pessoas que envelhecem rapidamente em
alguns casos, aparentando mais idade do que realmente têm, com exceção
as que tenham também Oxum ou Iansã na coroa.
Os filhos de Nanã são calmos e benevolentes, agindo sempre com
dignidade e gentileza. São pessoas lentas no exercício de seus
afazeres, julgando haver tempo para tudo, como se o dia fosse durar
uma eternidade. Muito afeiçoadas às crianças, educam-nas com ternura e
excesso de mansidão, possuindo tendência a se comportar com a
indulgência das avós. Suas reações bem equilibradas e a pertinência de
suas decisões mantêm-nas sempre no caminho da sabedoria e da justiça,
com segurança e majestade.
O tipo psicológico dos filhos de NANÃ à introvertido e calmo. Seu
temperamento é severo e austero. Rabugento, é mais temido do que
amado. Pouco feminina, não tem maiores atrativos e à muito afastada da
sexualidade. Por medo de amar e de ser abandonada e sofrer, ela dedica
sua vida ao trabalho, à vocação, à ambição social.



LENDAS DE NANÃ.

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem:

Dizem que quando Olorum encarregou Oxalá de fazer o mundo e
modelar o ser humano, o Orixá tentou vários caminhos. Tentou fazer o
homem de ar, como ele. Não deu certo, pois o homem logo se desvaneceu.
Tentou fazer de pau, mas a criatura ficou dura. De pedra, mas ainda a
tentativa foi pior. Fez de fogo e o homem se consumiu. Tentou azeite,
água e até vinho de palma, e nada. Foi então que Nanã veio em seu
socorro e deu a Oxalá a lama, o barro do fundo da lagoa onde morava
ela, a lama sob as águas, que é Nanã. Oxalá criou o homem, o modelou
no barro. Com o sopro de Olorum ele caminhou. Com a ajuda dos Orixá
povoou a Terra. Mas tem um dia que o homem tem que morrer. O seu corpo
tem que voltar à terra, voltar à natureza de Nanã. Nanã deu a matéria
no começo mas quer de volta no final tudo o que é seu.
Nanã é a Senhora dos segredos, dos mistérios, do mundo oculto da magia
e das esferas subterrâneas do Planeta.
Nanã é mãe dos Orixás. Está na terra e na cachoeira e está no mar. Eu
vou pedir à boa Nanã que abençoe os filhos seus.
Nanã Orixá da sabedoria, conselheira e encaminhadora de espíritos.
Saluba a vovó!
Nanã simboliza a maturidade, a ciência e a razão, é uma mãe divina,
atua no trono da evolução. Proteção a todos nós minha Senhora!
Nanã, dainos vossa proteção! Valeinos avó de Aruanda, valeinos com sua
benção, com sua estrela bendita, livrainos das horas aflitas.
Sua Benção nobre senhora dos Orixás.

Saluba Nanã Buruquê!!!



Pai Gregório




Uma História de Pai Gregório
(Esta história é contada lá na Bahia)
Arcado, pelo sofrimento e pelo peso da idade, pois ele diz que morreu com cerca de noventa anos, chega sempre quando as coisas precisam se acalmar e tomar novos rumos. Prefere ao se incorporar em seu médiun, se apoiar em sua bengala, e receber seu pito, seu cachimbo, para relembrar os tempos de terra. Usa preferencialmente guias de lágrimas de nossa senhora a que ele chama de rosário de pai preto. Pai Gregório , gosta muito de ouvir histórias e causos ao término de seus trabalhos, mas se elas não chegam, ele mesmo as conta, como um velho vovô, conta aos seus nétinhos. Em determinada sessão o bondoso preto velho conta umas passagens de sua vida: Nasceu escravo em uma senzala nos confins bahianos, viveu a cata de cacau e cana de açucar em sua vida, e quando veio a lei Aurea ele estava velho demais para aproveitar a liberdade e conseguir seu sustento, então foi viver com os padres que o utilizavam para tirar esmolas nas saidas das missas, nem tudo foi ruim, ressalta, pois ele aprendeu muitas rezas e orações com os home de batina preta. Pai Gregório não gosta de fazer maldades, mas as desmancha como ninguém, grande rezador ele gosta de ajudar os outros". Suas comidas preferidas: bolo de milho ou de fubá, café preto sem açúcar, vinho tinto suave, rapadura de coco, tutu com carne seca e couve e chá de cacau. Quem quizer lhe dar uma oferenda, deixe algumas destas coisas embaixo de uma árvore solitária no campo, pois o bom velhinho gosta de ficar sentado ali meditando e vendo seus filhos passarem. Pai Gregório ouve a mente de teu filho protege aqueles que estão angustiados, mostra-lhes as soluções para seus problemas e abençoa a minha família. Ao deixar a oferenda reze um pai nosso, ele acompanhará você nesta oração e você se sentira mais confortado e verá que tudo vai melhorar.




Vovó Cambinda da Guiné




Vovó Cambinda da Guiné fala aos Filhos de Umbanda

É com muita alegria no coração espiritual que nós, aqui de Aruanda, estamos observando o movimento de Umbanda crescer e se fortalecer através da benção que Deus concedeu a todos que é a busca do conhecimento, o querer saber.

Maior alegria ainda sentimos, ao perceber que nossos filhos amados da Terra, já não colocam em nossas mãos a responsabilidade integral pelos seus deslizes, fracassos, dores e provas. è bom saber que estão buscando o esclarecimento e já percebem que o mal que por ventura lhes chega, ou é prova carmica, ou é fruto de sua própria irresponsabilidade e invigilância.

Vemos hoje a Umbanda crescendo e florescendo em tantos corações que queremos agradecer a todos os filhos de fé pelo seu devotamento e empenho no sentido de trazer à Luz o real objetivo da Umbanda que brilha em Aruanda por todos os filhos de Deus que habitam a Terra e outros mundos.

Hoje em dia, os filhos de Umbanda, já não são mais “cegos”, já não seguem orientações sem raciocinar e conhecer, mesmo porque o conhecimento nesses tempos atuais é veloz e está à disposição de todo filho que queira e se interesse em aprender, conhecer.

Esse desabrochar do conhecimento entre os filhos de Umbanda muito nos alegra e facilita o nosso trabalho. Temos hoje filhos mais esclarecidos que muito colaboram conosco quando precisamos nos comunicar de maneira específica sobre assuntos da modernidade. Nossa parceria vem se estreitando cada vez mais e, tempo chegará, no qual a telepatia dispensará a incorporação.

Aquele que tem facilidade de aprendizado, que busca o conhecimento, tem por dever orientar e esclarecer seu irmão menos favorecido de todas as formas possíveis, porém, jamais excedendo seus limites pessoais. Digo isso filhos, porque temos visto alguns trabalhadores de nossa Seara, tão afoitos e empenhados em sua missão espiritual, que estão se esquecendo de suas tarefas materiais e de seu convívio social e familiar. A consequência disso será fatalmente o desequilíbrio de suas forças e de sua vida que deve ser bem dosada em todos os seus aspectos para que seja realmente plena e satisfatória a experiência que Deus a todos concede.

Saravá a todos os filhos de fé!

Sigam pelos caminhos da Luz! Distribuam a Luz do conhecimento que conquistarem entre seus irmãos com muita fé, com muito amor e carinho para que os frutos dos seus esforços pessoais sejam doces!

Agora e para sempre,

Vovó Cambinda da Guiné - Psicografado por Annapon em 23.02.2011








Pai joao de Angola
Ogum vencedor de demanda

Os trabalhos desenvolvidos
Quem somos
constituição da república
Fundamentos. da Umbanda
cartão de visitas
Pontos Cantados
Orações.
Oxum
As Pombas Giras
Maria Padilha
Altar na Umbanda.
Comida de santo
Cosme e Damião
Gira de Umbanda
Homenagem a Zé pilintra.
Xangô o rei da Justiça
Banhos de descarrego.
Simpatias Diversas
Guias contas e colares.
Defumações
Batismo na Umbanda
Conselhos de preto velhos
Escrava Anastácia.
Marinheiros na Umbanda.
Pai benedito.
Homenagem a Tranca Rua
Baiano zé do Coco.
Descarrego de Polvora.
Ciganos na Umbanda.
Sara Kali.
Preto velho na Umbanda.
Cabocla jurema.
Omulu/ Obaluaiê.
Altar virtual.
Mãe Maria Conga.
Boiadeiros na Umbanda.
Altar Virtual de exu.
O que è Caridade?
Caboclo boiadeiro.
Ser Médium.
Caboclos na Umbanda.
Como acontece a Gira.
Conduta moral
Anjo da Quarda.
Curiosidades.
Intolerância Religiosa.
Mediunidade.
Corrente mediunica.
Orações 2
tronqueira
Casamento na Umbanda.
pontos cantados 2
Sincretismo religioso.
Caracteristicas dos filhos
Altar dos Preto-velhos.
Exu









Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Mensagem de Ogum






Que Ogum te abênçoe hoje e sempre.
Agradecemos sua visita Volte sempre....

topo

 
                            
                            










Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.





  Site Map